EDUARDO DE ALMEIDA VIEIRA
Ativista Cultural formado em cultura brasileira e teatro pela UERJ em um projeto especial criado por Darcy Ribeiro em 1993. Dedicou-se ao trabalho em Itaguaí/RJ, atuando em instituições públicas e particulares e comunidades. Em 2003 assumiu o cargo de Coordenador de Ação Cultural da SEE-RJ, desenvolvendo vários projetos e trabalhos nas áreas de educação e cultura em todo o Estado.
Em 1994, cria um projeto teatral no Colégio Patronato São José, em Itaguaí-RJ com o objetivo de resgate de jovens em risco social, com o nome de Grupo Ytingas, obtendo grande destaque no cenário cultural da região, na Cidade do Rio de Janeiro, municípios da baixada e em Belo Horizonte-MG, com temporadas desde 1994 até o ano de 2000.
Como gestor cultural na Secretaria de Educação e Cultura de Itaguaí, durante o período de 2005 a 2020, realizou diversos trabalhos na elaboração, implementação e execução de projetos culturais, elaboração e revisão de de leis culturais, analista e parecerista de projetos culturais, criação, organização e coordenação da Festa Junina do Município. Atuou na criação e realização de projetos voltados para as comunidades, tendo como foco a valorização dos artistas, produtores locais e geração de trabalho e renda. Dedicou-se também ao setor de Patrimônio Histórico e Memória, na reestruturação do Centro de Memória de Itaguaí, na restauração de diversos livros históricos e raros, pesquisa e resgate de documentos históricos e revisão historiográfica da História de Itaguaí.
Como primeiro presidente Conselho Municipal de Cultura de Itaguaí, atuou junto aos conselheiros na criação, revisão e aprovação da Lei do SMIIC/Sistema Municipal de Informação e Indicadores Culturais, Lei de criação do CMPCI (anterior ao Conselho), Lei do Artesanato Municipal/PRODAI.
Como Historiador trabalha no resgate e preservação da memória histórica. Tem como objeto de pesquisa a História de Itaguaí; História do Rio de Janeiro; História do Brasil e História da América. Responsável por expedições arqueológicas para descoberta e catalogação de sítios históricos e arqueológicos de Itaguaí. Ministra palestras sobre a História de Itaguaí e visitas históricas e culturais. Atualmente tem 16 artigos publicados, tendo destaque para dois artigos publicados em revistas científicas, além de participação em jornais, plataformas digitais e Podcasts. Historiador com Registro Profissional Nº0000671/RJ.
Todos os projetos realizados ao longo desses 32 anos dedicados a Cultura, beneficiaram artistas, grupos culturais e a população em geral, impactando positivamente no resgate e valorização da arte e cultura local e regional, bem como tendo grande participação de público e de todas as comunidades envolvidas.
- Município de atuação:
- Itaguaí/RJ
- Portfolio Online:
- https://linktr.ee/eduprofhistoria