A Ilha de Música é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, instituída como um projeto social de musicalização infantojuvenil. Idealizado por Gilberto Cabral e Inês Latorraca, o projeto nasceu na comunidade da África, na Zona Norte de Natal, em outubro de 2006.
Voltado para crianças e adolescentes de baixa renda em situação de vulnerabilidade social, o projeto oferece todas as atividades gratuitamente, tendo como única exigência que a criança esteja regularmente matriculada e frequente a escola no turno alternativo ao do projeto.
Cerca de 8.000 jovens já passaram pela Ilha de Música, e alguns deles, inclusive, tornaram-se instrutores na ONG. Em nossa sede, oferecemos aulas de musicalização infantil, teoria musical, flauta doce, clarinete, saxofone, trompete, trombone, violão, piano, bateria e percussão, além da prática em grupo, que proporciona a todos os participantes a rica experiência de tocarem juntos.
Além das ações realizadas na comunidade da África, promovemos também nossas Oficinas Itinerantes, que já passaram por cidades como Jardim do Seridó, Pipa, São Miguel do Gostoso, Extremoz e Tibau do Sul. Essas oficinas têm o propósito de proporcionar reciclagem e intercâmbio de conhecimentos para aqueles que já fazem parte de bandas filarmônicas, além de oferecer o primeiro contato com instrumentos musicais para aqueles que nunca praticaram.
Anualmente, também realizamos concertos didáticos em escolas estaduais e municipais, com o objetivo de promover a educação musical, fortalecer os vínculos entre arte e educação e contribuir para o desenvolvimento social e cultural das comunidades atendidas.
RECONHECIMENTO:
Em 2009 a Ilha foi reconhecida, através da Lei Estadual 9.253, como entidade de utilidade pública;
Em 2011 prêmio Hangar, categoria especial para Ações Sociais;
Em 2012, recebemos o Diploma do “Mérito pela Valorização da Vida”, emitido pelo Ministério da Justiça do Brasil;
Em 2017 Diploma da Câmara Municipal de Natal pelos relevantes serviços prestados no município;
Em 2022 recebemos o Prêmio Brasil Protagonista, conquistando o 1o lugar na categoria Projeto Social.
- Município de atuação:
- Extremoz/RN