Lívia Freitas

“Lívia Freitas, artista preta, lésbica, nordestina, nascida e vivida em Mossoró/RN (“com orgulho”), que percorre o labirinto da vida através do dom da ilustração.
Geminiana raiz, sonhadora e emocionada”: é assim que ela se define. Eu acrescentaria a palavra “forte” no meio desse caldeirão. Força esta que, segundo Lívia, veio e vem da arte – mãe da liberdade e da paz.
Foi ainda criança quando o brilho nos olhos dela começou a surgir ao ter os primeiros contatos com o que seria, no futuro, a sua própria arte. Os desenhos sempre foram o seu principal meio de comunicação. Era fácil falar dessa forma, ora relendo outras pinturas, ora rabiscando o cotidiano.
Hoje, transformando as paredes e os muros de uma cidade numa verdadeira exposição ao ar livre. Apesar de tanta certeza e beleza no que faz, por muito tempo Lívia não se reconhecia como artista. Ela conta que o peso da palavra lhe assustava, o que fazia crer que o caminho ainda era longo até chegar a esta afirmação cheia de barreiras e questões.
“Até que entendi que se existe entrega, um misto de sentimentos, se eu consigo colocar para fora o que pulsa aqui dentro, sim, sou artista”. Sim, és.
Lívia almeja enxergar a sua arte no mundo como um afago. Espalhando desenhos como quem espalha abraços. Distribuindo cores
como quem distribui acolhimento. Sobre sonhos, muitos. Em todos, a arte se faz presente.”
Luiza Gurgel - EXPOSIÇÃO DO MÊS:
Lívia Freitas, ilustradora por e sobre
amor - Reticências Culturais
- Município de atuação:
- Mossoró/RN