Me chamo Pedro Augusto da Silva Caminha “Samurai”, capoeirista a mais de 25 anos, instrutor de capoeira responsável pelo grupo Raízes do Brasil em Goianinha-RN.
Com 12 anos de idade tive meu primeiro contato com a capoeira e logo me encantei, comecei a praticar no outro dia e nunca mais parei.
A capoeira me ajudou muito a me tornar a pessoa que eu sou hoje, conheci vários lugares e várias pessoas de diferentes partes do mundo.
A mais de 10 anos que venho desenvolvendo um trabalho social com crianças em área de risco, dando aulas de capoeira e maculelê na escola municipal João Lúcio de Lima que fica localizado no sítio Sumaré em Goianinha-RN.
Em 10 anos tenho fomentado com as crianças do projeto “meninos do sítio” vários encontros e rodas de capoeiras nas diversas pracinhas de Goianinha, fazendo apresentações de nossa arte em escolas, feiras, festivais e dias comemorativos.
Sou o idealizador e organizadores do já tradicional “Festival de capoeira e Cultura do Sítio Sumaré.
Participei dando aulas no projeto social do governo o “Mais Educação”, por 4 anos consecutivos ministrei as aulas de capoeira nas escolas: escola municipal Hélio Galvão que fica no centro de Goianinha-RN e na escola estadual Meiroz Grilo que fica na comunidade do Sítio Umarí zona rural também de Goianinha-RN.
Desde 2013 tenho participado e também levado alguns alunos de Goianinha para vários encontros e eventos nacionais e internacionais de capoeira, em vários estados do Brasil, tais como Brasília-DF (XXV encontro das Américas Europeu e Africano em 2014 e em 2022), Formosa Goiás-GO (XV encontro Nacional de capoeira em 2014), Recife-PE ( XIII Batizado e troca de cordas em 2014), Paraíba-PB(I encontro de Bambas da Paraíba em 2015) , Crateús Ceará-CE. festivais culturais de capoeira em (2015, 2016, 2018 e em 2019, Teresina Piauí-PI,( XXIV encontro internacional de capoeira em 2022), e em vários outros.
- Município de atuação:
- Goianinha/RN