MaFê Moreira (ou Maria Fernanda Moreira) é mestre em linguística pela Universidade de Campinas e doutoranda em Funcionamento do discurso e do texto na subárea Análise do Discurso pela mesma instituição. Ela faz parte do Centro de Pesquisa PoEHMaS (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades) e do grupo de pesquisa Mulheres em Discurso. Com ênfase em questões relativas à linguagem, gênero e sexualidade, busca reverberar a voz de movimentos sociais feministas na luta por direitos.
Ela é produtora cultural desde 2015, quando começou a apoiar a realização de espetáculos musicais e teatrais no interior de São Paulo. É educadora popular, professora de leitura e escrita para jovens e adultos e realiza ações de difusão de informações para democratizar o acesso à arte e à cultura. Em abril deste ano produziu e revisou a autobiografia de Fátima Medeiros, liderança das trabalhadoras sexuais, e vem assessorando as ações de circulação do livro. Desde maio, por meio da Lei Paulo Gustavo do município de Mairinque, está realizando as oficinas de elaboração de projetos culturais Ideias no Papel, em que compartilha sua experiência com elaboração de textos, proposição de projetos e gestão cultural.
Além disso, ela produziu, roteirizou e montou o vídeo experimental de divulgação científica intitulado “O Pior Palavrão”, dirigido e editado por Tyara Veriato, no qual divulga sua pesquisa científica a respeito do discurso das trabalhadoras sexuais. Ela também está produzindo o documentário “Theatron 25 anos: uma história de amor ao teatro”, que conta a história desse grupo de teatro importantíssimo para a cidade que deve estrear em novembro. Por fim, esteve na produção da circulação do espetáculo circense “Malabarismo Consciente” de abril e julho do mesmo ano.
- Município de atuação:
- Campinas/SP