Perfil

Foto de Andreia Ribeiro

Sou graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com conclusão em 2005. Mestre em Ciências Sociais pela mesma instituição, sua área de concentração é Cidades: Cultura, Trabalho e Políticas Públicas. Sua dissertação, intitulada "Representações e práticas cotidianas de um bairro belorizontino: o Concórdia", foi concluída em 2008. Atualmente, sou graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santo Amaro, com início em 2021.
Desde 2008, atuo na área do patrimônio cultural.
Autora dos livros "Vida social de um bairro belorizontino: o Concórdia" (2010) e "Santo Antônio de Roça Grande: 300 anos de tradição e devoção em Sabará, Minas Gerais" (2021), além de ser coorganizadora do livro "Narrativas sobre Nossa Senhora do Rosário" (2018). Entre seus artigos publicados destacam-se "O bairro Concórdia de Belo Horizonte como espaço social: distinções e estigmas", incluído no livro "Bairros pericentrais de Belo Horizonte: patrimônio, territórios e modos de vida" (2012), "A permanência da ‘periferia’ no Centro: estudo de um bairro belorizontino" (2008) e "Acessibilidade em edificações tombadas do centro histórico de Sabará/MG" (2023).
Coordenei projetos de Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do IPHAN, incluindo Congadas de Minas, Capoeira em Minas Gerais, Sertão Baiano e Bandas de Congo e do Ticumbi no Espírito Santo. Ela também realizou diversos Dossiês de Registro de bens culturais imateriais para municípios de Minas Gerais.
Atuei como parecerista para várias secretarias de cultura e instituições, como a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Secretaria de Cultura de Belo Horizonte, Secretaria de Cultura de Caeté, Fundação Getúlio Vargas junto à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mirassol, Mogi das Cruzes, Santa Luzia, Rio Grande do Sul.

Município de atuação:
Sabará/MG