Perfil

Foto de Marcos Antonio Gomes de Carvalho

Marcos Antônio Gomes de Carvalho, conhecido como Mestre Marcos, tem 68 anos de idade e 54 anos no caminho da Capoeira, construindo-a como elemento e instrumento para a educação.
A Escola de Tradição da Capoeira do Mestre Marcos, tem início em 1968, na escola de Samba Asa Branca, local em que, através de Fernando Guedes, filho do Mestre Guedes, Marcos foi introduzido na capoeira, no samba e no bambelô, culturas representativas do povo potiguar.
Daí em diante Marcos passou a ensinar os primeiros passos e fundamentos da capoeira para novos discípulos. Em 1974 começou suas viagens para Salvador-Bahia, onde conheceu diversos mestres de diferentes escolas de capoeira, inclusive o Grande Mestre guardião da Capoeira Angola, Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha), o qual concedeu em 1976 a Marcos o diploma de capoeirista
Ainda em 1976 Marcos iniciou o Curso de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, definindo como meta principal a introdução da Capoeira como atividade educativa nas escolas e espaços educacionais por onde ensinou.
Mestre Marcos é Presidente fundador da Associação de Capoeira Nacional – Origem Angola; Presidente Fundador da Federação de Capoeira do Rio Grande do Note; Titulado Membro do Conselho Superior de Mestres da Confederação Brasileira de Capoeira – CBC – 2004; Representante da Associação Brasileira de Capoeira Angola, Salvador- Bahia, no RN; Participação como Mestre de Capoeira em Projetos Sócios Educacionais e culturais: Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Colégio Objetivo (Natal-RN), Colégio Marista de Natal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Participação em projetos comunitários em ONGs – Organização Não Governamentais; Coordenador de Esporte e Cultura do Programa Escola Aberta nas escolas municipais; Ministra cursos de capacitação profissional e assessoria para projetos de Capoeira; Técnico da equipe de Capoeira do RN em Jogos Escolares Brasileiros 1985-1995; Coordenador de Capoeira para Jogos Escolares da Secretaria Estadual da Educação, da Cultura e Desporto desde 1987; Coordenador de Capoeira para Jogos Escolares da Secretaria Municipal de Educação – SME Natal/RN. Participou dos JEBS – Jogos Escolares Brasileiros no período 1985 a 1995. Em 1987 introduziu a capoeira como esporte de identidade cultural e Jogos cooperativos, mantendo sua ritualística e essência cultural.
Nessa Perspectiva, a Escola de Tradição da Capoeira do Mestre Marcos vem ao longo dessas décadas promovendo a inclusão social, a cultura da paz e os valores para o desenvolvimento humano, atingindo diretamente, crianças jovens e adultos, conectando a família e a comunidade como atores do processo educacional.
O diálogo permanente com a rede estadual, municipal e particular de ensino, fortalece a importância das escolas de tradições culturais, que, com recursos próprios participam do processo da educação integral.
O Mestre atende, alunos da rede pública de ensino no CAIC Esportivo de Lagoa Nova e diversos espaços educacionais, passando seus saberes e conhecimentos para alunos multiplicadores nas diversas regiões do Estado, seguindo também os conceitos que faz o reconhecimento da capoeira como patrimônio imaterial do povo brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Patrimônio Imaterial da Humanidade UNESCO - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura.
Durante a Pandemia do SARS-CoV-2 (COVID-19), as ações e atividades do Mestre Marcos se tornaram virtuais através de lives, entrevistas e palestras. No período de afastamento social permaneceu a promoção de saberes, os quais reconstroem de forma inovadora o fortalecimento da educação integral e integrada, numa ação que atende alunos professores e Mestres de capoeira, facilitando o diálogo numa educação construída pelos diversos atores sociais, tendo a capoeira como expressão legítima da cultura brasileira como ponte que une a Escola formal e a Comunidade, em que a cultura ganha vida e representação da identidade do povo brasileiro, fatores estes que têm demonstrado eficiência na relação ensino-aprendizagem, contemplando os pilares da educação 1 – Aprender a conhecer. Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento; 2 – Aprender a fazer. Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática; 3 – Aprender a conviver e 4 – Aprender a ser. Uma educação que visualize na capoeira o desenvolvimento de inteligência, competências e habilidades que se transfiram para o cotidiano.
A Capoeira com seus valores de arte, dança, luta, música, poesia, história, filosofia e luta de resistência cultural, desenvolveu uma grande importância na formação do povo brasileiro. Os mestres das escolas de tradição da capoeira foram grandes educadores e contribuíram para a formação da Capoeira nos movimentos pela Liberdade, como a Guerra dos Palmares, a Revolta da Chibata e tantas outras revoluções com fins de libertação.
A Capoeira está presente em mais de 150 países, sendo notória sua importância como instrumento socioeducativo e cultural, Nesse sentido, é importante conceber a Capoeira como instrumento de educação e cultura, de modo a dinamizar a experiência que temos e potencializá-la, levando a Capoeira a todas as escolas públicas, privadas e espaços de cultura e educação, disseminando sua importância para todos os recantos do nosso Estado, do Brasil e do mundo.
É importante destacar que no segmento de Economia Criativa, a Escola de Tradição da Capoeira do Mestre Marcos contribui para com a sociedade promovendo a profissionalização da Capoeira, por meio da produção do artesanato do berimbau de maneira artística cultural e sustentável.

Município de atuação:
Natal/RN