Perfil

Foto de Raphael Henrique Pessoa de Almeida

Iniciei meus estudos musicais aos 6 anos de idade no Instituto de Música Waldemar de Almeida em 1991. Lá estudei com os professores Prêntice Bulhões, Alexandre Moreira e Antônio de Pádua. Foi lá também onde tive meu primeiro contato com o CHORO, através do Regional Sonorosinho, um grupo de alunos formados na escola que se presentava em diversas cidades do RN representando o Instituto. Estas apresentações me trouxeram um notável destaque, por ser ainda muito jovem, fui convidado a me apresentar em projetos culturais, restaurantes, shoppings, casas de espetáculos e teatros, acompanhando diversos cantores locais como: Glorinha Oliveira, Isaque Galvão, Carlos Zens, Kristal, entre outros.
Neste período venci o Prêmio Hangar de Música na categoria instrumentista revelação. Anos mais tarde, já na faculdade, formei meu primeiro grupo de choro, o Nem Choro Nem Vela, que revolucionou o cenário do choro na cidade se apresentando em todos os tipos de evento. Esse grupo se destacava, entre outras coisas, por tocar um repertório de diversos estilos musicais, sambas pagodes e até internacional em ritmo de choro.
Paralelamente ao choro segui tocando em grupos de samba e pagode locais, onde tive a oportunidade de acompanhar vários artistas nacionais como: D. Ivone Lara, Jair Rodrigues, Almir Guineto, Neguinho da Beija-Flor, Bateria da Mangueira, Velha Guarda da Portela, Toninho Geraes, Délcio Luis, etc.
Com a carreira já consolidada, fui convidado para integrar simultaneamente as bandas dos artistas nacionais Elino Julião (6anos) e Lia de Itamaracá (4anos), fazendo várias turnês pelo Brasil.
Me formei em música pela UFRN em 2007 e, desde então, venho trabalhando como música de estúdio, arranjador, compositor e diretor musical de vários artistas ligados ao samba e choro autoral e até escola de samba.
O trabalho de compositor tem sido muito promissor. Já fui premiado com vários choros de minha autoria, entre eles: Chora Chorão (2013), Conversa de Gago (2014), Em riba da Hora (2016), Chorando Distante e Josilene (2017) e Inconstante (2018).
Nos anos de 2020 e 20021 gravei dois trabalhos autorais ligados ao CHORO. O CD Choros da Quarentena, com o Regional Choro da Terra e um EP intitulado Raphael Almeida e o Choro Autoral, ambos disponíveis na internet, no You Tube, plataformas digitais e também de forma física. Participei e ministreis vários workshops, oficinas, webnários e lives, todos ligados ao cavaquinho/bandolim/choro.
Atualmente sou professor de música da Oficina Livre de Música, músico e diretor musical de cantores locais como Valéria Oliveira, Debinha Ramos, de projetos culturais de música autoral como Cores de Nosso Samba e RN Autoral do Samba ao Choro e faço parte dos grupos de choro Regional Choro da Terra e Nem Choro Nem Vela.

Município de atuação:
Natal/RN