Perfil

Foto de ANTONIO RONIVON DE OLIVEIRA BESSA

Criado na zona rural de Marcelino Vieira/RN até os 12 anos de idade. A partir daí mudou-se para a zona urbana, onde começou a prática da capoeira e nunca mais parou. Desde criança na comunidade capoeirística, atualmente é instrutor de capoeira, pós-graduando em Cultura Afro-Brasileira na Educação. Já realizou trabalhos voluntários ensinando capoeira no quintal de casa, no qual surgiu o projeto "Quintal dos Paranauês", que hoje é um ponto de cultura e um acervo online nas mídias sociais e um blog que trata da cultura local.

Realizou trabalhos de capoeira como facilitador de capoeira nos programas governamentais Mais Educação e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da cidade de Marcelino Vieira/RN. Foi responsável por eventos como a "Roda do Peti" (roda mensal de capoeira no SCFV), "Encontro de Capoeira Vieirense", eventos que uniam capoeiristas da cidade local e de demais cidades do Alto Oeste Potiguar.

Realizou apresentações e aulões em escolas públicas da zona rural, organização de eventos, produção de mídias digitais para eventos de capoeira, entre outras atividades de divulgação e contribuição à arte popular. Em paralelo com a capoeira, sempre gostou de estudar e realizar trabalhos em prol da comunidade. Amante do jornalismo e do audiovisual, desde criança fazia parte de blogs jornalísticos da cidade, rádios e trabalhos com fotografias e produção de vídeos.

Desde adolescente, realizava coberturas de eventos culturais, esportivos e artísticos da cidade local e cidades vizinhas, coberturas de festividades políticas e coberturas jornalísticas. Com o avanço das mídias sociais, dos equipamentos cinematográficos e dos editores de vídeos, as produções de áudio e vídeo ficaram cada vez mais populares.

Juntando os conhecimentos do audiovisual com a cultura popular, criou o acervo online "Quintal dos Paranauês", onde encontra produção de vídeos de atividades culturais da região, bem como cobertura de eventos de capoeira e produção de documentários. Foi responsável pela produção do primeiro documentário sobre a capoeira de Marcelino Vieira e do Alto Oeste Potiguar. O documentário "Gunga Berra no Pé de Serra: História, sobrevivência e atuação da capoeira no município de Marcelino Vieira-RN".

Sempre estudando sobre o audiovisual e a cultura popular local, tem atualmente o desafio de juntar as duas modalidades culturais, sempre trazendo a arte popular para as produções audiovisuais.

Município de atuação:
Marcelino Vieira/RN