Perfil

Foto de ANTONIO RONIVON DE OLIVEIRA BESSA

Educador de capoeira, pós-graduando em Cultura Afro-Brasileira na Educação, engenheiro civil, licenciando em matemática, produtor cultural e audiovisual, roteirista e editor, representante e fundador do Quintal dos Paranauês, hoje ponto de cultura pela lei cultura viva. Realiza trabalhos voluntários ensinando capoeira no quintal de casa, e em ambientes públicos, no qual surgiu o projeto "Quintal dos Paranauês", que hoje é nome do ponto de cultura, acervo online nas mídias sociais e um blog que trata da cultura local. Realiza eventos da cultura popular em diversas cidades do Alto Oeste Potiguar, como festividades de capoeira, mostras de artesanatos e apresentações culturais. Realiza produções audiovisuais, cursos de audiovisual e cinema intinerante. Assessora, desenvolve e executa projetos socioculturais junto aos mestres e gestores da cultura local. Idealizador de projetos como "Afrocine itinerante nas escolas", "Exposição Afro-Nordestina de Artesanato na Escolas", "Tradicional Roda do Peti", "Encontro dos Gungas do Oeste" e "Encontro dos Berimbaus do Oeste" junto ao grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste onde é professor de capoeira. Idealizador e organizador do "Encontro de Capoeira Vieirense", "Capovida: Vivenciando a capoeira na melhor idade", projeto que trabalha capoeira com grupos de idosos, entre diversos outros projetos que impactam, desenvolvem a cultura local e unem agentes e mestres culturais de diversas localidades do Rio Grande do Norte.
Realizou trabalhos de capoeira nos programas governamentais como o Mais Educação e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da cidade de Marcelino Vieira/RN. Realiza apresentações e aulões em escolas públicas da zona rural, urbana e Universidades Públicas.
Em paralelo com a capoeira, sempre gostou de estudar e realizar trabalhos em prol da comunidade. Amante do jornalismo e do audiovisual, desde criança fazia parte de blogs jornalísticos e culturais da cidade, programas de rádio e trabalhos com fotografias e produção de vídeos, realizando coberturas de eventos culturais, esportivos e artísticos das cidade local e cidades vizinhas, coberturas de festividades políticas e coberturas jornalísticas.
Juntando os conhecimentos do audiovisual com a cultura popular, desenvolveu diversos projetos de Audiovisual que impulsiona e preserva a cultura popular, criou o acervo online "Quintal dos Paranauês", onde encontra produção de vídeos de atividades culturais da região, bem como cobertura de eventos de capoeira, produção de documentários e videoarte sobre a cultura popular da região. Produzio o primeiro documentário sobre a capoeira de Marcelino Vieira e do Alto Oeste Potiguar. O documentário "Gunga Berra no Pé de Serra: História, sobrevivência e atuação da capoeira no município de Marcelino Vieira-RN".

Município de atuação:
Marcelino Vieira/RN