Com mais de 20 anos de carreira nas Artes Cênicas, com DRT 1126.
Ator, Palhaço e Arte Educador. Gosta de testar a sonoridade poética da vida em formato de Podcast.https://anchor.fm/americoator.
Américo Oliveira destaca-se pela sua diversificação nas áreas de atuação em que trabalha nas áreas de educação, Artes Cênicas e Audiovisual. Integrou o grupo Arruaça de teatro por mais de 17 anos e é cofundador do grupo Baobá de Teatro Científico da Ufersa.
Na área de educação, sua experiência é voltada ao ensino, especificamente com a Educação Popular, tendo trabalhado em diversas ONGS e escolas privadas de Mossoró e região. Desde 2017 vem atuando como facilitador do teatro do oprimido em escolas municipais e estaduais da cidade de Mossoró, tendo facilitado o método do Teatro do Oprimido para mais de 200 estudantes da rede pública de ensino do RN. Está cursando Licenciatura em Educação do Campo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, uma instituição pública federal de ensino superior brasileira, cuja reitoria está localizada na cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte.
Integrou o projeto de extensão de divulgação científica da Cia Baobá de Teatro Científico da Ufersa, atuando como produtor, editor, locutor e criador de conteúdos do produto de extensão e divulgação científica: Podcast, Alô covid 19? Coordenado pelo(a) professor(a) Drº Francisco Souto de Sousa Júnior, promovido pelo(a) departamento de Ciências Humanas.
Na área das Artes Cênicas atuou em espetáculos dirigidos por diretores de peso como: Amir Haddad, Antônio Abujamra, Gabriel Villela, Fernando Bicudo, Marcelo Flecha, Marcos Leonardo, Eliezer Rolim, João Marcelino, Diana Fontes e Augusto Pinto.
Na televisão atuou na Minissérie Global "A pedra do Reino" de Ariano Suassuna, tendo à frente o diretor global Luiz Fernando Carvalho, sendo exibida na TV Globo em 2006.
Atualmente vem atuando na produção de documentários com foco em conteúdos publicitários, jornalísticos, e artísticos. Destaca-se o trabalho de direção dos seguintes documentários audiovisuais: documentário "O Riso e o Drama" que conta a história de vida do poeta Luiz Campos; Documentário "Meninos sem Dono" que retrata a história de famílias em situação de vulnerabilidade social nas comunidades periféricas de Mossoró.
No cinema, destaca o longa-metragem "O corpo" onde interpretou o Pr. Jonas, personagem protagonista do longa-metragem mossoroense intitulado da produtora Promissum Pictures, ano 2021, Já em 2022 atuou no filme 03 Igrejas, direção de Wigna Ribeiro e produção da Burraco Filmes. Em 2024 estreará no filme "A distância" produção e Direção de Vitor Barros e Wigna Ribeiro.
- Município de atuação:
- Mossoró/RN