Luna Isaac
Luna Isaac é uma multiartista e pessoa trans não binária, originária da zona rural do agreste potiguar e residente em Natal desde 2009. Possui formação em Produção Cultural pelo IFRN (2016) e em Letras Português pela UFRN (2019).
Em 2017, fundou a BET - Bicha Extraterrestre, uma marca de acessórios e vestuário que se conecta com as questões da comunidade LGBTQIA+ e dos corpos diversos no âmbito da moda. Desde sua criação, a BET tem explorado a ideia de um corpo fluido, um espaço que habitamos e construímos, mas que também é disputado pelos regimes técnicos e discursivos que o moldam.
A BET tem um extenso trabalho colaborativo no campo audiovisual, especialmente na área de direção de arte e figurino. Entre os trabalhos de destaque estão:
- Fashion Filme "LEGADO" da marca Bicha Extraterrestre, em que Luna assina Roteiro, Direção Criativa e Direção de Arte que apresenta uma coleção completa de vestuário num cast somente com modelos trans.
- Direção de Arte para o curta "Navio" (2023) Direção Alice Carvalho, Vitoria Real e Larinha Dantas.
- Direção de arte e figurino do videoclipe "Exodia" (2021) de Malka feat Luisa Nascim, Potyguara Bardo e Kaya Conky.
- Figurinos e direção de arte para os clipes "Olhos de Tocha" (2019) e "Cadernim Piseiro feat Potiguara Bardo" (2020) da banda Luisa e os Alquimistas.
Esses projetos audiovisuais foram oportunidades para a BET aplicar sua expertise em criar figurinos e desenvolver uma direção de arte única, contribuindo para a estética visual e narrativa dos trabalhos em questão.
A marca BET também desempenha um papel fundamental como uma plataforma de moda, onde são desenvolvidas pesquisas e projetos culturais inovadores. Dentre esses projetos, destacam-se duas iniciativas de grande relevância. O primeiro é o projeto "Desfile Virtual - Bicha Extraterrestre" (2020), que realizou um desfile com uma equipe exclusivamente composta por pessoas trans e foi vencedor do "Concurso Público para seleção de Projetos Culturais Referentes a Diversidade Sócio-humana" na Lei Aldir Blanc. Essa conquista não apenas reconheceu a originalidade e impacto do desfile, mas também destacou a importância de promover a diversidade e a representatividade dentro da indústria da moda.
Outro projeto significativo é o "Ateliê Bicha Extraterrestre: produção de vestuários e sentidos socioculturais nas expressões de gênero" (2020), aprovado no Programa de Apoio a Microprojetos da Lei Aldir Blanc. Essa iniciativa resultou na criação de um filme documentário que retrata a história da marca, proporcionando uma visão mais profunda sobre o trabalho e os valores da BET. Além disso, também foi oferecida uma oficina de costura transmitida ao vivo, visando compartilhar conhecimento e empoderar outras pessoas interessadas em explorar a expressão de gênero por meio da moda.
Todos esses projetos estão disponíveis gratuitamente para acesso no Instagram @bichaexterrestre. Essa abordagem inclusiva e acessível reforça o compromisso da BET em disseminar sua mensagem, ampliar o diálogo em torno da moda e promover a aceitação de corpos diversos na sociedade.
O trabalho de Luna com a BET já recebeu reconhecimento em publicações de destaque no cenário da moda nacional, como nas matérias "Onde estão os profissionais trans e travestis no mercado de moda?" da Revista Glamour Brasil e "O Brega é Chique" da revista Elle Brasil. Além disso, figurinos da marca foram apresentados em matérias da Rolling Stones Brasil e da Marie Claire.
Nos últimos anos, a marca tem se dedicado a criar uma plataforma que permita a criação e a distribuição dos produtos, bem como a produção de conhecimento que questiona a inclusão de corpos diversos na indústria da moda.
- Município de atuação:
- Natal/RN