
Gláucio Teixeira da Câmara, nome artístico Gláucio PeduBreu. Educador popular, ator, produtor cultural, diretor de teatro. Tem formação técnica em teatro pela Escola de Artes Cênicas João Leiros/PE - UFRN. Oriundo de uma família tradicional de brincantes populares, neto sucessor do Mestre de Congo Lucas Teixeira de Moura e sobrinho do Mestre Sérvulo Teixeira de Moura do Bambelô da Alegria. Desde muito cedo se dedicou à linguagem das artes acompanhando seus familiares nos festejos populares, recebendo sempre as bênçãos e proteções das rezas de sua avó benzedeira Maria de Lourdes.
Militante do movimento negro Potiguar, Precursor do Grupo PeduBreu, idealizador e membro do Fórum Permanente de Cultura SGA, membro da Comissão Norte Rio Grandense de Folclore, Delegado da 2°,3° e 4º Conferência Nacional de Cultura 2010/2013/2024 Brasília – DF, membro do NEABI - Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígenas IFRN, integrou o colegiado nacional de culturas populares e o conselho nacional de políticas culturais do Ministério da Cultura - MINC - 2017/2019.
Em 2010 foi coroado Mestre de Congo por seu tio Sérvulo Teixeira na missa de 7° dia de seu avô. Desde então vem cultivando com muita luta, louvando e resistindo com os irmãos brincantes da comunidade de Sto. Antônio do Potengi a rica manifestação negra da Congada, mantendo por meio desse rito a herança afrodescendente.
Em 2017, foi reconhecido pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Leandro Gomes de Barros, como legítimo Herdeiro de Mestre. Atualmente está graduando Teatro pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
- Município de atuação:
- São Gonçalo do Amarante/RN