Perfil

Foto de TEREZINHA DE MENESES CRUZ

Terezinha de Jesus, cantora e compositora, nasceu em Florânia (RN) em 03 de julho de 1951. O seu pai, Josué Teodoro da Cruz, cantava, e a mãe, Maria de Menezes Cruz, tocava violão, a irmã, Maria Odaíres da Cruz Dantas, é cantora. Terezinha de Jesus cantou, pela primeira vez, aos cinco anos de idade, num palanque da prefeitura na cidade de Santa Cruz, interior do Estado, onde morou. Veio residir, em Natal em 1969 onde cursou até o segundo ano de serviço social. Nas décadas de 1960 e 1970, Terezinha de Jesus, Odaíres e Mirabô fizeram sucesso em Natal com os músicos Marcos Tassino, Joel Câmera e Marcos Silva, entre outros, na época dos festivais e do tropicalismo.
O seu nome artístico surgiu a partir de um encontro com o compositor Abel Silva, que junto e sob aprovação de José Capinam, nos bastidores de um show em que ela cantaria com Paulinho da Viola.
No ano seguinte, em 1978, conhece Fagner e tem contato com algumas de suas canções e ganha de presente dele a faixa Cigano, intepretada, gravada e lançada com mais três canções que fizerm sucesso em um compacto encartado no “Projeto Vitrine”.
O compacto fez tanto sucesso no Rio de Janeiro, que é convidada para um show dividindo o palco com Moraes Moreira e Djavan. Enquanto se apresenta nessa temporada de shows, Terezinha assina, numa parceria com Fagner, como diretor do selo Epic no Brasil e prepara entre um show e outro alguma música do disco.
Nessa época, entrou para a lista das mais novas artistas nordestinas ao lado de Amelinha e Elba Ramalho. Em 1979, sai seu primeiro LP, intitulado “Vento Nordeste” incluindo as quatro músicas do compacto e mais oito gravadas até seu lançamento.
Em 1980, sua fama cresceu, assim também como a receptividade de suas canções. Lançando o segundo álbum pela Epic, “Caso de Amor”. Algumas das músicas deste disco ainda são bem lembradas hoje, porém, na voz de outros artistas, como “Cidade Submersa” do grande amigo Paulinho da Viola. A faixa-título do disco chegou a ser incluída pela Rede Globo na trilha sonora da novela “As Três Marias”, que tinha como uma das protagonistas Glória Pires.
Mas o seu álbum de maior sucesso foi lançado em 1981. “Pra Incendiar seu Coração” foi produzido por Sivuca, trazendo um ritmo bem dançante e conquistou por ser mais direcionado ao período junino.

Município de atuação:
Natal/RN